segunda-feira, 19 de junho de 2017

Diferença entre Alimentos Processados, Ultraprocessados e Minimamente Processados

Lá no inicio do Cozinha da Hora contei para vocês que por um falso diagnostico de Doença Celíaca passei a ter outros olhos para a comida. Aprendi a olhar rótulos e reaprendi a sentir o verdadeiro sabor e aroma de muitos alimentos. A quantidade de sal e açúcar nos alimentos diminuiu e outras ervas e especiarias ganharam vez na cozinha. A doença ficou para trás mas os ensinamentos que ela trouxe nos acompanham até hoje. 


E como nosso mundo é o dos pacotinhos, saber distinguir um alimentos de verdade do artificial é essencial para se ter uma alimentação saudável e não ser enganado por falsos alimentos industrializados. O que não quer dizer que ser industrializado seja ruim, afinal o arroz e feijão nosso do dia a dia vem em pacotinhos e são super do bem. A grande questão é saber diferenciar o pacotinho bom do ruim!

Vamos as definições, segundo o Blog Alimentação Saudável da Rita Lobo que se baseia no Guia Alimentar para a População Brasileira dos alimentos:


Alimentos Minimamente Processados e In Natura

In Natura são aqueles alimentos que são vendidos como a natureza produz. Os ovos, as frutas, legumes, verduras, carnes ... São os alimentos frescos, naturais.

Os Alimentos Minimamente Processados são aqueles que sofrem pequenas intervenções e não receberam nenhum outro ingrediente até chegar ao consumidor final. São os casos do arroz, do feijão, sal, óleos, farinhas, macarrão, especiarias, ervas  ...

Esse grupo devem ser a base da nossa alimentação.

Alimentos Processados

"São aqueles que receberam adição de sal, açúcar, óleo ou vinagre e foi submetido a técnicas como cozimento, secagem, fermentação e métodos de preservação, como salga, salmoura, cura e defumação." O tomate pelado (diferente de molho pronto que entra na categoria de ultraprocessado), carne seca, pães, queijos. bacalhau, conservas são alguns exemplos. 

Esses alimentos devem ser consumidos com moderação. O ideal é compor as refeições com alimentos processador e in natura ou minimamente processados. 

Alimentos Ultraprocessados

Esses são o famoso "parece mas não é"! Parece comida, tem cheiro de comida mas são na verdade imitação de comida. E se tem gosto de comida, cheiro de comida qual o problema ser imitação? 
O problema está nos ingredientes e maneira como eles são processados para virar uma imitação - fajuta - de comida de verdade. 

"Eles são feitos nas fábricas a partir de diversas etapas de processamento e combinam muitos ingredientes que ninguém tem na cozinha de casa. São coisas como proteína de soja e de leite, extrato de carnes, gordura vegetal hidrogenada, xarope de frutose, espessantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários outros tipos de aditivos, incluindo substâncias sintetizadas em laboratório a partir de carvão e petróleo, por exemplo.

Alguns aditivos servem para impedir alterações físicas nos alimentos, como oxidação ou escurecimento. São da classe de estabilizantes ou antioxidantes, como fosfato sódico, citrato sódico e ácido ascórbico, por exemplo. Eles ajudam a aumentar a durabilidade dos alimentos.

Outros têm função cosmética: servem para alterar as características sensoriais dos produtos e fazê-los parecer com a comida de verdade. É uma química para ter cheiro de carne, outra para ter cor de laranja e uma terceira para ter textura de creme de leite, por exemplo. São os chamados aditivos cosméticos, que servem para enganar seus olhos, seu olfato e seu paladar."


É o caso das lasanhas e prantos prontos congelados, do frango empanado, da margarina, macarrão instantâneo, do molho de tomate pronto, sucos de caixinha, sucos em pó, gelatina, a maioria das essências de baunilha dos supermercados, mistura para bolo, achocolatados, temperos prontos, salgadinhos e chips, biscoito recheados ... 

São alimentos que devem ser banidos ao menos evitados da sua alimentação. 

Parece Mas Não É

Existem muitos alimentos que parecem ser naturais ou minimamente processados e não são!
É o caso dos pães industrializados, dos queijos processados, do iogurte com 'sabor' ... são produtos que utilizam inúmeros ingredientes e processos a mais do que o produzido em casa. 


A Grande Dica ao comprar um produto industrializado é Ler o Rótulo! 
Se na sua composição tiver mais ingredientes que uma receita feita em casa - tem rotulo de carne de hambúrguer por exemplo que tem mais de 12 ingredientes quando um hambúrguer caseira utiliza no máximo 4 - se tiver nomes que você não sabe o que é ou nunca ouviu falar, se tiver realçador de sabor ou algum dos ingredientes que você já sabe que são é bom deixe ele lá na prateleira. 

Sites e Blogs que gosto e indico para saber mais sobre os rótulos e a diferença entre comida de verdade de comida de mentira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário