Manis chegou de viagem e me trouxe de Abre Campo -MG linguiça suína caseira e fubá de moinho de pedra, ganhou quiabo orgânico da amiga Cida e juntos esse trio formou um prato bem mineiro e saboroso pro nosso almoço.
Para a linguiça
Lave-a e coloque numa travessa de vidro ou tabuleiro. Leve ao forno aquecido a 180º-200ºC por aproximadamente 40 minutos ou até que ela fique dourada. Vire na metade do tempo para que corem dos dois lado.
Para o Angú
Numa panela coloque 1 litro de água, cerca 8 colheres de sopa de fubá, um fio generoso de azeite e tempero a gosto - eu usei uma colher de sobremesa de tempero caseiro pronto. Mexa bem e leve ao fogo médio, mexendo no inicio para não empelotar. Quando você perceber que o caldo já está mais homogêneo baixe o fogo coloque a tampa entre aberta e deixe o fubá cozinhando até o angú ficar bem grossinho.
Angú é uma coisa que pede um feeling na hora de fazer, se você gosta dele mais durinho coloque mais fubá, se quer mais molinho menos. A dica principal é mexer bem no inicio para não dar pelotas de fubá e deixar ele cozinhando no fogo baixo enquanto prepara os outros pratos.
Para o Quiabo
Lave e seque - se você não gosta da baba dele, parta-o do tamanho que gostar. Aqui dividi em 4 partes, com cortes na diagonal.
Refogue no azeite meia cebola e 2 dentes de alho picados, acrescente o quiabo e tempere a gosto com sal e pimenta do reino moída. Mexa, acrescente um pouquinho de água para cozinhar. Quando a água secar experimente, acerte o sal e desligue o fogo. Gostamos dele al dente, se quiser mais cozido coloque água e deixe secar até ficar no ponto que deseja.
Para os crianças também teve arroz, feijão, ovo cozido e saladinha de tomate.
Amo a comida mineira!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário